Maurim Chiclana foi eleita como Coordenadora continental de Juventude CLAI

- 17/12/2015

Por Victor Batista e Manuela Negri Severo
 
Jovens das cinco regiões em que se divide o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI): Rio de La Plata, Andina, Brasil, Caribe e Grande Colômbia, e Mesoamérica, participaram da reunião da Pastoral da Juventude CLAI de 29 novembro e 01 de dezembro na Cidade do Panamá. Eliana Macchi, Grover Hilari, Manuela Negri Severo, Maurim E. Chiclana, Victor Batista, representantes de cada região, respectivamente, discutiram os contextos e perspectivas dos jovens.
 
O diálogo foi enriquecido com as experiências compartilhadas por Ashley Hodgson e David Cela Heffel, membros da Junta Diretiva do CLAI; Presb. Darli Alves de Souza, Secretário da Região do Brasil e Revdsmo. Julio Murray Th., Bispo da Igreja Episcopal do Panamá.
 
Apesar das diferenças entre as regiões do CLAI, os jovens identificaram que a realidade (eclesiástica, política, social e econômica), na qual eles vivem hoje de uma forma que se aproxima ou que foram vividas, que são semelhantes, dificultando o trabalho pastoral para os jovens. Isto é o que  destaca o plano de acção elaborado pela juventude na reunião.
 
Também contribuíram para a reflexão Jose Rayos, Assistente de Programas, e Cecilia Maurente, Especialista de Programas, ambos representantes do Fundo das Nações Unidas para a População para a América Latina e o Caribe (UNFPA), agência de cooperação internacional no âmbito do sistema das Nações Unidas tem como uma de suas frentes o tema da juventude.
 
Na sequência, aproveitando a estadia no Panamá, a jovem Manuela e Victor participaram, junto com o secretário do CLAI - Região do Brasil, Darli Alves, de reuniões na sede de UNFPA, a fim de discutir a agenda para 2030  para o desenvolvimento sustentável e estratégias para um plano de trabalho com a juventude e adolescência.
 
Neste contexto e inspirada na história de resistência e luta da própria pastoral na organização, promoção e / ou ação ecumênica para os direitos civis ao longo de mais de 30 anos, a juventude reunida lançou um plano ação para 2016 sob o tema "O Empoderamento da juventude cristã", unindo Formação e Ação, com eixos  estratégicos de trabalho com tranversalidade, comunicação efetiva e articulação.
 
A ideia para 2016 é que as pastorais de juventude do CLAI, atuem de modo a enriquecer as ações desenvolvidas por cada uma das juventudes em suas comunidades de fé. Para facilitar o desenvolvimento deste plano de ação, foi proposto alterar o documento aprovado pelo Conselho em 2004, com a mudança da estrutura da pastoral dividida para o nível nacional e não de maneira regional, considerando as cinco regiões do CLAI.
 
A coordenação continental será exercida pela jovem Maurim Chiclana, que aceitou o serviço para honra e a glória de Deus. Maurim nasceu em Porto Rico,  é membro da Igreja Cristã (Discípulos de Cristo), Vice-Presidente do Conselho de Oficiais da igreja em Puerto Nuevo. Membro da Mesa Nacional do CLAI-Porto Rico. É estudante de mestrado em artes e da religião, no Seminário Evangélico de Porto Rico em Carolina.
 
Com isso, a juventude deverá fortalecer suas bases e envolver outros/as jovens no trabalho a partir da colaboração de igrejas e organizações ecumênicas membros ou não do CLAI. "Agora, vem, entra na roda com a gente também. Sozinho/a, isolado/a,  ninguém é capaz. "
 
Para informações mais detalhadas, consultar o plano de ação para a das pastorais de juventudes dos cinco países acima ou com representantes dos mesmos países.
 




« Voltar

Compartilhe

 

Conselho Latino Americano de Igrejas - Região Brasil
Rua Amaral Gurgel, 452 - Sobreloja Vila Buarque Cep: 01221-000 São Paulo - SP
E-mail: claibrasil@claibrasil.org.br